A Cena Lusófona viu recentemente aprovado, no âmbito do Programa ACP-UE para os Sectores Culturais dos países ACP (África, Caraíbas e Pacífico), o projecto P-STAGE – Portuguese-Speaking Theatre Actors Gather Energies / IV Estágio Internacional de Actores Lusófonos. A iniciativa é uma parceria com o Elinga Teatro (Angola) e a AD (Guiné-Bissau) e envolve associados formais em São Tomé e Príncipe, no Brasil e em Portugal.

As actividades, que deverão iniciar-se ainda em 2012, decorrem ao longo de 30 meses e abrangem três áreas da produção teatral: formação, criação e digressão/programação.

A primeira fase inclui workshops de um mês nos três países africanos participantes (Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe), cada um deles resultando na apresentação de um espectáculo de teatro nos respectivos locais. A segunda consiste na construção e estreia de uma co-produção internacional, com actores de cinco países lusófonos – aos actores seleccionados nos workshops africanos juntar-se-ão actores profissionais de três companhias de Portugal e do Brasil. A terceira fase é a digressão inter-continental deste espectáculo, que inclui várias cidades portuguesas, Guiné-Bissau, Angola e Brasil (Salvador da Bahia e São Paulo, no âmbito do Circuito de Teatro em Português). Todo o processo de trabalho será gravado, tendo em vista a edição de um documentário em DVD com depoimentos dos participantes e dos parceiros envolvidos.

O projecto obteve o financiamento máximo previsto no regulamento do concurso do Programa ACP Cultures (500 mil Euros). Sem qualquer apoio regular do Estado português, a Cena Lusófona procura agora assegurar os meios necessários para assegurar o co-financiamento necessário – 20% do total do orçamento do projecto, no montante de 120 mil Euros.

Anúncios