A Cena Lusófona assinou no passado dia 16 de Julho o contrato relativo ao projecto P-STAGE – Portuguese-Speaking Theatre Actors Gather Energies, financiado pelo Secretariado dos Países ACP – África, Caraíbas e Pacífico e pela União Europeia, no âmbito do programa ACP Cultures. A acção desenvolve-se ao longo de dois anos e meio e é uma parceria com o Elinga Teatro (Angola) e a AD – Acção para o Desenvolvimento (Guiné-Bissau). São entidades associadas os Centros de Intercâmbio Teatral de Bissau e São Tomé, o Circuito de Teatro em Português (São Paulo, Brasil) e o Bando de Teatro Olodum (Salvador, Bahia).

mix

O projecto prevê a realização de oficinas de interpretação em Angola, na Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe e a estreia de uma co-produção internacional com actores destes três países, de Portugal e do Brasil. O texto escolhido para o espectáculo final, que estreará em Portugal no segundo semestre de 2013 e efectuará depois uma digressão por todos os países envolvidos, é “As Orações de Mansata”, do guineense Abulai Sila.

A apresentação oficial do projecto, ao qual estão ainda a juntar-se outros parceiros, públicos e privados, está prevista para o próximo mês de Outubro, em Angola.

O financiamento resulta de uma candidatura apresentada pela Cena Lusófona em Junho de 2011, que obteve a pontuação máxima prevista no regulamento. No contexto das actividades desenvolvidas pela associação, o P-STAGE desenvolve o conceito dos Estágios Internacionais de Actores, iniciado em 1998 e que teve já três edições (1998-99, 2000 e 2002), permitindo a formação e o intercâmbio entre centenas de jovens actores dos vários países de língua portuguesa.

Anúncios