A Cena Lusófona e o Elinga Teatro apresentam publicamente amanhã, dia 22 de Novembro, em Luanda, o projecto P-STAGE. A sessão tem lugar no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, às 14h30.

mix

A iniciativa conta com a participação da Ministra da Cultura de Angola, Rosa Cruz e Silva, da Directora do Centro Cultural Português de Luanda, Madalena Vilhena, e do Chefe de Secção de Educação e Saúde da Representação da União Europeia em Angola, Miguel Varela.

O P-STAGE – Portuguese-Speaking Theatre Actors Gather Energies é um projecto desenvolvido em parceria pela Cena Lusófona, o Elinga Teatro (Angola) e a AD – Acção para o Desenvolvimento (Guiné-Bissau), financiado pela União Europeia e pelo Secretariado dos países ACP, no âmbito do programa ACP Cultures.

O programa, que se estende ao longo de 30 meses, inclui a realização de oficinas de teatro em três países africanos (Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe) e a construção de uma co-produção internacional, com estreia marcada para Outubro de 2014, em Portugal, e digressão assegurada pelos vários países participantes.

Para além dos três parceiros oficiais, o projecto conta ainda com os contributos de associados como o Centro de Intercâmbio Teatral de São Tomé (São Tomé e Príncipe), o Teatro Vila Velha (Salvador, Brasil), as companhias de teatro A Escola da Noite e Companhia de Teatro de Braga (Portugal) e o Teatro da Cerca de São Bernardo e o Theatro Circo (Portugal).

A primeira das oficinas está a decorrer em Luanda desde o final de Outubro, envolvendo mais de 20 jovens actores angolanos, sob a direcção do encenador português Rui Madeira. Culminará no próximo fim-de-semana, com a apresentação de um exercício-espectáculo, no espaço do Elinga Teatro.

No conjunto das actividades desenvolvidas pela Cena Lusófona, o projecto dá sequência aos três estágios internacionais de actores desenvolvidos pela associação em Portugal em 1997/98, 1999/2000 e 2002.

Anúncios