Amador Fernandes (Mé Zóchi, São Tomé e Príncipe, 1982)
Actor, encenador e director artístico do grupo teatral “Os Criativos” (São Tomé e Príncipe). Colabora igualmente, enquanto actor, com os grupos “Bonecos Animados da Ilha” e “Fôlô Blaji”.
Frequentou várias acções de formação na área teatral, com destaque para: “Oficina de Teatro” (dirigida por Isabela Brochado no Centro Cultural Brasileiro de São Tomé, 2007), “Oficina de teatro improvisado e marionetas” (dirigida por Aude Marchel, em São Tomé, 2009) e “Oficina de interpretação” (dirigida por Márcio Meirelles, no âmbito do projecto P-STAGE, da Cena Lusófona, 2013).
Enquanto actor do “Fôlô Blaji”, participou no Festival Internacional de Teatro de Língua Portuguesa – FESTLIP (Rio de Janeiro, Brasil, 2010) e no intercâmbio com a companhia “Hierofante” (Brasília, Brasil, 2010). Participou igualmente, em 2012, num Festival de Teatro de Bonecos em Brasília.
Como formador, dirigiu em 2008 uma acção de formação teatral com a duração de dois meses em Água Porca (São Tomé), que daria origem à criação do grupo “Os Criativos”; em 2010, dirigiu uma acção de formação destinada a partilhar os resultados do intercâmbio “Fôlô Blaji” – “Hierofante”.
É director artístico do programa de comédia “Nós por cá” na Televisão Sãotomense.
Para além de diversos certificados e diplomas na área teatral, possui os cursos de Gestão de Empresas, Contabilidade Geral, Empreendedorismo na Indústria Criativa, Gestão Associativa e Socorrismo do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros.
Foi guia turístico durante cinco anos.

Anúncios