abatalhadetabatoA Cena Lusófona, em colaboração com o Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB) e a produtora Papaveronoir, promove a projecção em Coimbra do filme “A Batalha de Tabatô”, de João Viana.

A sessão tem lugar no TCSB no próximo dia 15 de Março, pelas 21h30, e antecipa o regresso do espectáculo “As Orações de Mansata”, cuja nova temporada se inicia, no mesmo teatro, a 20 de Março.

O filme foi realizado em 2012 e obteve a menção honrosa para melhor primeira obra no Festival de Berlim em 2013. Desde então, já pode ser visto em mais de duas dezenas de festivais, por todo o mundo.

O filme é uma visita à aldeia de Tabatô, no interior da Guiné-Bissau. A sua população é integralmente constituída por músicos Djidius, os cantores-poetas hereditários cujas canções de louvor e contos e lendas representam um papel fundamental na vida musical de África.

Apresentado como uma metáfora da situação presente na Guiné Bissau, conta a história pessoal e dramática de BAIO (Djidiu e ex-soldado mandinga ao serviço dos Portugueses) que regressa à Guiné Bissau, à sua aldeia natal de Tabatô, trinta e sete anos após o fim da guerra colonial, para assistir ao casamento da sua filha FATU com o filho do chefe da aldeia, IDRISSA DJABATÉ, um músico emergente na Guiné Bissau.

A sessão contará com a presença do realizador, com o qual será possível conversar no final. Os bilhetes custam 3 Euros (preço único) e é possível reservar lugar pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

 

Anúncios