A Cena Lusófona e o Elinga Teatro organizam entre 13 e 17 de Maio de 2014 uma oficina de iluminação em Luanda. A formação é dirigida pelo iluminador português António Rebocho, do Centro Dramático de Évora, e ocorre no âmbito do projecto P-STAGE – IV Estágio Internacional de Actores. Tem como destinatários os elementos dos grupos de teatro da cidade, que podem inscrever-se até 9 de Maio.

Oficina de iluminação cénica em São Tomé e Príncipe (Agosto/2013)

Oficina de iluminação cénica em São Tomé e Príncipe (Agosto/2013)

A oficina decorre em paralelo com a apresentação em Luanda, no Teatro Nacional, do espectáculo “As Orações de Mansata”, de Abdulai Sila, produzido no âmbito do projecto P-STAGE.

Este projecto é uma parceria entre a Cena Lusófona, a AD (Guiné-Bissau) e o Elinga Teatro (Angola), tendo como associados o CIT São Tomé, o CIT Bissau, a Sol – Movimento de Cena (Salvador, Brasil) e A Escola da Noite, a Companhia de Teatro de Braga e o Theatro Circo de Braga (Portugal). É desenvolvido no âmbito do Programa ACP (África, Caraíbas e Pacífico)-UE de apoio aos sectores culturais ACP, executado pelo Secretariado do Grupo dos Estados ACP e financiado pela União Europeia. Inclui a realização de três oficinas para actores nos países africanos envolvidos e a construção de um espectáculo com actores portugueses, brasileiros, angolanos, guineenses e são-tomenses, que estreou em Portugal em Outubro de 2013 e circula agora pelo espaço da CPLP. Paralelamente, a iniciativa prevê a realização de um documentário e de três oficinas de iluminação cénica, a última das quais tem lugar agora.

O Elinga Teatro é o principal parceiro internacional do projecto, na sequência das relações de intercâmbio e colaboração que vem mantendo com a Cena Lusófona há muitos anos. As actividades do projecto P-STAGE tiveram início em Luanda, com a realização da primeira oficina, em Outubro de 2012, e é também na capital de Angola que termina a digressão internacional do espectáculo “As Orações de Mansata”.

A formação tem um total de 15 horas e decorre entre os dias 13 e 17 de Maio. A inscrição é gratuita e deve ser feita para os e-mails nanipereira35@gmail.com ou adoradomara@gmail.com, mediante o preenchimento da ficha de inscrição disponível aqui.

 

Anúncios